Contato

Introdução
A Peça
Sinopse
Texto
Cenografia
Cenas
Ficha Técnica
Diretor
Elenco
Depoimentos
Mídia
> Peça Curta
> Performance
> Palestra
O Pai da Aviação
Curiosidades
Recepção a Santos Dumont na Estação de Trem em CampinasCuriosidades
...Coincidência 1 - "Santos Dumont" estreou com uma apresentação para duas escolas de Campinas: o Colégio Culto à Ciência e a Barão de Ataliba Nogueira. Curiosamente, o menino Santos Dumont estudou por 2 anos no Culto à Ciência, e, há exatos 100 anos, quando esteve em Campinas para o lançamento da pedra fundamental do monumento-túmulo a Carlos Gomes (foto acima), hospedou-se na residência do Barão de Ataliba Nogueira. Foi por acaso que foram essas as duas primeiras escolas que contrataram "Santos Dumont".

...Coincidência 2, a idéia da peça - O autor e ator Henri Lalli conversava com o diretor Ton Crivelaro sobre sua busca por um tema para a montagem de uma nova peça. Ton sugeriu: "por que não faz uma peça sobre Santos Dumont? Você é a cara dele". Detalhe: Henri nem usava bigode. Então Henri chamou-o a sua casa e lhe mostrou: o trabalho sobre Santos Dumont premiado pela Aeronáutica quando tinha 13 anos de idade, as miniaturas que havia feito, o 14 bis, recortes de matérias sobre o inventor, livros... Ton não fazia a mínima idéia da forte ligação de Henri com Santos Dumont.

Foto: produção...Santos Dumont pra todo lado - Rachel dos S. Dias, a orientadora pedagógica da peça, descobriu em Valinhos, SP, o senhor nonagenário Nélio Fazani que possuia as peças de louça e metais do banheiro onde Santos Dumont se suicidou. A equipe da peça foi a Valinhos, na residência do senhor Nélio com a intenção de conseguir a doação das peças para o Museu de Cabangu (casa natal do inventor) na cidade de Santos Dumont, em MG, instituição que apoia a peça. Sendo gentilmente recebidos pelo casal Nélio e Augusta (foto acima), durante a conversa, avistaram pela janela uma placa de rua pregada no poste: "Rua Santos Dumont".

...Coincidência 3 - Quando Henri Lalli escreveu a peça "Santos Dumont", criou um personagem que era o amigo de infância do inventor e batizou-o casualmente de Pedro. O ator Marcelo Andrade, que interpreta Pedro, comprou em um sebo o livro "A Vida de Santos Dumont", de Ofélia e Narbal Fontes, onde descobriram a descrição de uma brincadeira do pequeno Alberto Santos Dumont com o amiguinho chamado... Pedro!

...Santos Dumont até no sanitário - No evento 'Santos Dumont em Campinas', a peça foi apresentada na antiga estação ferroviária de Campinas, hoje a Estação Cultura, as instalações da Secretaria da Cultura. Um sanitário foi adaptado como camarim e, no momento que os atores aguardavam para entrar em cena, viram um pequeno adesivo no batente de sua porta: '14 BS'. Era a identificação: recinto nº 14, sanitário B, piso Superior.

Comente