Contato

Introdução
A Peça
Sinopse
Texto
Cenografia
Cenas
Ficha Técnica
Diretor
Elenco
Depoimentos
Mídia
> Peça Curta
> Performance
> Palestra
O Pai da Aviação
Curiosidades
Grande homenagem a Santos Dumont no espaço
...Um chapéu panamá de aba desmontada, o maior símbolo do brasileiro que primeiro voou em um avião, foi levado ao espaço pelo primeiro brasileiro a voar em um foguete.
Foto: Grupo Dezz
...Não poderia haver homenagem mais representativa ainda por cima em pleno Centenário do primeiro vôo. Santos Dumont, lá do céu, com certeza, "mexeu os pauzinhos".
...Tudo começou em 2003 quando "Santos Dumont" do Grupo Dezz foi contratado pela feira Expoar na Faculdade de Ciências Aeronáuticas Anhembi-Morumbi (São Paulo-SP) para a palestra de Marcos Pontes (foto acima). Após a palestra, os estudantes invadiram o palco para colher autógrafos e os dois ficaram praticamente prensados ao fundo. Como o palco era montado, em meio ao tumulto Henri Lalli disse a Marcos Pontes: "acho que esse palco não vai agüentar". No segundo seguinte, o palco desmoronou (ninguém se machucou). Então Lalli completou: "assim como previ que o palco ia cair, eu lhe digo que você vai levar um chapéu de Santos Dumont ao espaço. E eu vou lhe dar esse chapéu". Na época, Pontes não sabia se ia para o espaço ou não. Há astronautas que se formam, treinam anos a fio, e não recebem missão no espaço. Inclusive, devido ao acidente com o ônibus espacial no ano anterior, a NASA havia suspendido as missões.
...Em setembro de 2005, o Brasil assinou com a Rússia e quando Pontes soube que iria em uma missão, procurou Lalli para que cumprisse o prometido.
...Em novembro, novamente caracterizado como "Santos Dumont", o ator esteve com o astronauta no estande de sua exposição "100 anos de Pioneirismo" em uma feira no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo (foto da página anterior). Nessa ocasião, o astronauta comentou que já fazia tempo que lamentava sua missão nunca sair, mas que ele estava muito agradecido e contente por ter sua missão saído justamente em 2006 no Centenário do 14 bis, podendo então homenagear Santos Dumont de forma ainda melhor.
...O Grupo Dezz mandou fazer o chapéu (com palha panamá importada do Equador) e a pedagoga da Peça, Rachel dos Santos Dias, costurou nele uma etiqueta bordada (foto acima) com a bandeira do Brasil e a frase "2006 - 100 Anos do Avião - Presente da Peça de Teatro www.SantosDumont.net".
....Em 7 de dezembro, o chapéu partiu para a Rússia ao encontro de Marcos Pontes. Em 31 de março, partiu a bordo da Soyuz na missão denominada "Centenário". E, em 4 de abril, durante entrevista ao Jornal Nacional (Rede Globo), Pontes pediu licença para fazer uma surpresa e mostrou o chapéu. A jornalista Fátima Bernardes o identificou: "É o chapéu de Santos Dumont, né?" Pontes respondeu, entre outras coisas: "É uma homenagem ao nosso herói Santos Dumont, ao gênio brasileiro, que está aqui hoje representado no espaço cem anos depois do primeiro vôo. (...) E com muito orgulho (estou) levando junto aqui algumas coisas de Santos Dumont e é isso que a gente gostaria de deixar como mensagem: que a gente lembre de nossa história e tenha orgulho dela." Pontes também levou selos comemorativos sobre Santos Dumonte e um lenço original do inventor.
....Bravo, Marcos Pontes! Viva Santos Dumont!

VOLTA