Contato

Introdução
A Peça
Sinopse
Texto
Cenografia
Cenas
Ficha Técnica
Diretor
Elenco
Depoimentos
Mídia
> Peça Curta
> Performance
> Palestra
O Pai da Aviação
Curiosidades
A Peça Com 1 hora de duração, a peça é fruto de uma ampla pesquisa que resgatou a memória do maior gênio brasileiro, respeitando-a em detalhes (veja também a Peça Curta, de 15 minutos). O texto é de uma forte consistência, traz inúmeras informações verdadeiras sobre Santos Dumont e também traz à tona seus nobres sentimentos, com transcrições de trechos de Foto: Tácito C. e Silvaseus livros e depoimentos. Os diálogos coloquiais mais formais são do início do século passado, com “pitadas” de expressões francesas, sem prejudicar nem um pouco a compreensão do texto. O cenário foi baseado em seu escritório e atelier. O figurino de Santos Dumont é a reprodução do que consta da foto oficial da Aeronáutica, sua imagem mais conhecida (foto ao lado).
...A trilha sonora possui perfeita sincronia e sinergia com o roteiro e as atuações, conferindo um brilho especial às cenas e formando uma parceria perfeita com o projeto de iluminação, muito mais do que simplesmente correto.
- Clique e ouça um trecho da música-tema (1' 20" - 600 kb)
- Clique aqui para parar a música a qualquer momento
...O ambiente e o clima da época e do mundo de Santos Dumont foram complementados com objetos de cena convincentes como as miniaturas do 14 bis e do balão Brasil - Santos Dumont fazia miniaturas desde a juventude. O perfil psicológico do personagem foi também respeitado, Santos Dumont era obstinado, trabalhador, ágil, idealista, espirituoso, simpático, muito inteligente e um excelente líder, apesar de um pouco “mandão”. É como age na peça com seu empregado e amigo Pedro, personagem fictícia que lhe serve de contraponto para que demonstre seus pensamentos, idéias e sentimentos.
...“Santos Dumont” foi concebida espelhando-se em Santos Dumont: é uma peça criativa, envolvente, humana, útil, competente, planejada e marcante. Com uma produção impecável, recursos e jogos cênicos criados e testados exaustivamente durante meses, “Santos Dumont” visa não apenas “materializar” o inventor, contar a sua história. Com recursos que só o teatro (aliás, o bom teatro) pode oferecer, faz com que o público assimile por todos os sentidos o exemplo de vida daquele grande ser humano.
...Se quem assiste à peça, sai da sala com vontade de se tornar um ser humano melhor, com mais auto-estima e criatividade, mais orgulho de ser brasileiro, e de alguma forma passa a ser mais útil à humanidade, os objetivos da peça "Santos Dumont" são atingidos.
...Assista a trechos da peça abaixo